Kassab e IBPT são indicados por Guilherme Campos para prêmio Transparência

O líder do PSD na Câmara, deputado Guilherme Campos (SP), indicou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) para o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública – Edição 2012.

Segundo Campos, Kassab, indicado para a categoria Governamental, é merecedor do prêmio principalmente pela “coragem de inovar e disponibilizar na internet as informações da administração, com o site denominado De Olho nas Contas, que em 2011 foi reformulado e intitulado Portal da Transparência”. A inciativa aconteceu antes mesmo da lei de acesso da informação entrar em vigor, sendo a primeira prefeitura a divulgar os dados online.

A prática, segundo Campos, contribuiu para a credibilidade “de um governo democrático, que permite ao cidadão acompanhar as ações da prefeitura.” “A participação social é cada vez maior quando as informações estão todas publicadas na internet. O controle social passa a ser um mecanismo de gestão e monitoramento das ações do gestor público”, afirmou o deputado.

Já o IBPT foi indicado para concorrer na categoria Sociedade Civil. Entre as ações desenvolvidas pelo instituto para concorrer ao prêmio estão o Impostômetro, um sistema permanente de acompanhamento das receitas tributárias; e a calculadora de tirano tax, que, agregada ao Impostômetro faz parte de uma campanha de esclarecimento que tem como objetivo conscientizar os brasileiros da carga de tributos que incide sobre os salários da cada cidadão.

“Este projetos contribuem com a transparência e/ou fiscalização na gestão administrativa, patrimonial e dos recursos públicos de forma comum”, afirmou o líder.

As indicações foram feitas na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *