Júnior Ferrari cobra fiscalização das barragens de mineração no Brasil

Em seu primeiro discurso no plenário da câmara, na terça-feira (5), o deputado Júnior Ferrari (PA), mostrou preocupação com a situação das barragens no Brasil. Ele destacou a necessidade de fiscalização. “Hoje no Brasil são 245 mil barragens registradas, no Pará tem 20 são consideradas de alto dano potencial”, discursou.

Deputado federal Junior Ferrari (AM). Foto: Cláudio Araújo

Logo nos primeiros dias de atuação, o parlamentar protocolou um requerimento para instalação de comissão externa que deverá acompanhar e fiscalizar barragens de rejeitos de minérios no país. “Na minha terra natal, duas barragens estão com laudo do Ibama atentando anomalias na estrutura. E essas barragens estão a 430 metros de distância da comunidade quilombola de Boa Vista, no Pará.”

O deputado também alerta para a contaminação das águas. “Esse risco ambiental está especialmente no leito do Igarapé Água Fria utilizado para pesca de subsistência, captação de água para produção agrícola e para o consumo humano.” Segundo o deputado, é necessária uma fiscalização adequada para análise do grau de contaminação desses resíduos na região.

De acordo com o requerimento da comissão, o colegiado deverá acompanhar os procedimentos de fiscalização dessas barragens por parte dos diversos órgãos da administração pública federal.

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *