JB Online: Candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro participam de debate no Panorama Político no Ibmec Barra

Em meio a um clamor nacional por mudança e renovação na política brasileira, junto a uma necessidade de informações claras e verdadeiras sobre as ações dos representantes políticos, a Panorama Consultoria Internacional, empresa júnior do Ibmec/RJ, e NAIPI (Núcleo de Articulação e Iniciativas Políticas Ibmec) reeditam o Panorama Político. No dia 16/5, às 18h30, no Ibmec Barra, haverá um debate entre representantes dos principais partidos políticos, com a participação de alunos, professores, empresários, autarquias e imprensa.

O evento foi criado para aproximar os políticos brasileiros dos cidadãos. O intuito é debater novas ideias para o Rio de Janeiro, levando ao conhecimento dos eleitores as propostas dospartidos representados. O evento é gratuito e aberto ao público.

Os candidatos que confirmaram participação no evento são: Indio da Costa (PSD), Carlos Osório (PSDB), Jandira Fegalli (PC do B), Carlos Dias (PSDC) e Rodrigo Mezzano (NOVO).

Também foram convidados para o evento, mas ainda não confirmaram presença: Marcelo Crivella (PRB), Alessandro Molon (REDE), Pedro Paulo (PMDB), Marcelo Freixo (PSOL) e Flávio Bolsonaro (PSC). O debate terá como mediador Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Gerente Nacional de Empreendedorismo e Internacionalização da DeVry Brasil.

Na mesma ocasião, haverá o lançamento oficial do projeto “Rio em Primeiro Lugar”, do NAIPI, Núcleo de Articulações e Iniciativas Políticas Ibmec, criado para suprir uma carência de conhecimentos políticos e demanda por profissionais capacitados e aptos a elaborarem projetos de lei. O projeto “Rio em Primeiro Lugar”, promoverá a criação de ações e soluções, por meio dos cidadãos participantes, que constatarão em uma carta/agenda propositiva com o objetivo de tornar o Estado do Rio de Janeiro a maior economia do país, o menor índice de desigualdade étnica e de gênero, ter a melhor educação pública do Brasil e ser o Estado com a política mais transparente do país até 2030.

Com o intuito de mediar à comunicação entre o cidadão e representantes políticos, ensinar o que faz um parlamentar, elaborar projetos de lei que envolvam a sociedade e incentivar as iniciativas populares com objetivos legítimos, o NAIPI irá atender e ouvir todos os que necessitarem de seus serviços. Constituído por docentes e discentes da faculdade Ibmec-RJ, o núcleo tem um portfólio de quatro projetos de lei, um complementar e três de iniciativas populares, em tramite. Um na esfera federal, dois na esfera estadual e um na esfera municipal.

Um dos coordenadores do núcleo, o professor de Direito Administrativo do Ibmec/RJ, Jerson Carneiro, tem sua tese de doutorado sobre projetos de lei de iniciativa popular. O Ibmec é a primeira faculdade do Brasil a elaborar um projeto de lei de iniciativa popular por meio dos seus discentes e docentes.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *