#Pauta Ética: Jaime Martins propõe mudança em nomeações no Supremo

A indicação de Ministros para cadeiras no Supremo Tribunal Federal (STF), hoje convalidada apenas pelo presidente da República, pode sofrer alteração. É o que prevê uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 313/17) de autoria do Deputado Jaime Martins (MG) e que tramita no Congresso Nacional.

A proposta é um dos itens que integram a #PautaÉtica proposta pelo deputado.

PAUTA ÉTICA | Ep. 01 | Mudanças nas Regras de Nomeação para o STF

O momento turbulento pelo qual atravessa a política brasileira reforça a necessidade de se avançar em propostas que resgatem a esperança do povo brasileiro. Mais do que exercer nossos direitos como cidadãos, também temos a obrigação de ecoar no Congresso Nacional, na condição de porta-vozes, as mudanças que a sociedade vislumbra. Essa é a nossa #PautaÉtica para fazer nascer um novo país! Compartilhe com seus contatos e vamos juntos nessa luta!

Publicado por Jaiminho Martins em Terça-feira, 29 de agosto de 2017

 

Caso a proposta seja aprovada, aqueles que exerceram cargo em comissão ou função de confiança no Poder Executivo, assim como qualquer atividade político-partidária, somente poderão ser nomeados Ministros do STF depois de decorridos 10 anos do afastamento do referido cargo, função ou atividade.

Para ocupar uma vaga na mais alta Corte do país, o candidato também teria que passar pelo crivo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integrar lista elaborada pelos tribunais até que se chegue em três nomes que seriam oferecidos ao presidente em exercício. Atualmente, a lista tríplice dos candidatos a vagas no tribunal é elaborada pelo próprio STF, com nomes oriundos de outras cortes superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Saiba mais

Entenda as medidas anticorrupção aprovadas na Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *