Izar é eleito primeiro vice-presidente da CPI das órteses e próteses

Deputado Ricardo Izar (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Ricardo Izar (SP) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Ricardo Izar (SP) foi eleito, nesta quinta-feira (16), o primeiro vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as denúncias de cartelização, superfaturamento e desvios de órteses e próteses fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a chamada Máfia das Próteses.

Para Izar, o assunto passa a ter maior destaque por envolver uma fraude no sistema público de saúde e que prejudica diretamente o cidadão brasileiro. “Vamos analisar todo o material que já foi colhido em audiências públicas, na própria proposta de fiscalização e controle, para que a CPI resulte em um trabalho essencial para resolver a questão da máfia que se instalou no setor.”

O deputado defendeu ainda que a CPI seja dividida por temas que discutam a questão dos hospitais e superfaturamento de notas; os direitos do consumidor, quanto ele paga por este serviço; e a falta de ética dos médicos. “Muitos profissionais receberam comissões para implantar órteses e próteses sem que o procedimento fosse necessário. Pessoas se submeteram ao procedimento médico sem precisar. Isso não pode acontecer.”

Izar disse também que espera apresentar soluções propositivas. “Temos que dar uma resposta, inclusive com projeto de lei, para regulamentar a questão do uso das próteses no Brasil.”

A CPI terá um prazo de 120 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis por mais 60, mediante decisão do plenário.

Renan Bortoletto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *