Irajá Abreu participa do lançamento da Agência Matopiba

Deputado Irajá Abreu (TO) - Foto: Heleno Rezende

Deputado Irajá Abreu (TO) – Foto: Heleno Rezende

O presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado federal Irajá Abreu (PSD), participa do lançamento da Agência de Desenvolvimento do Matopiba no Tocantins, com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, nesta quarta-feira (13). O evento acontece no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, em Palmas. 

Criada por decreto presidencial, a região do Matopiba, formada pelos estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, tem cerca de sete milhões de hectares em lavouras e é responsável por quase 10% da produção total de grãos do país.

Para Irajá, a agência é a efetivação de muito trabalho. Segundo ele, os produtores perceberão os grandes avanços, principalmente os direcionados à tecnologia, com ações voltadas diretamente ao fomento do agronegócio. Irajá ressalta o potencial do Tocantins e afirma que a região é a nova fronteira agrícola do Brasil.

Conforme agenda da ministra Kátia Abreu, a agência Matopiba será lançada também no Piauí e no Maranhão no dia 14 e na Bahia, em Luiz Eduardo, no dia 15.

Matopiba

A região abrange os Estados do Maranhão (33%), Tocantins (38%), Piauí (11%) e Bahia (18%). A área é responsável por 9,7% da produção de 201,5 milhões de toneladas de grãos, prevista para o país na safra 2014/2015. Uma área plantada de 7,6 milhões de hectares que produzirão 19,5 milhões de toneladas. É considerada a mais nova fronteira agrícola do país (última fronteira agrícola do planeta) e cobre 337 municípios. Na região, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 324.326 estabelecimentos agrícolas. A área tem um Produto Interno Bruto estimado, com base nos dados do IBGE/2010, em R$ 53,4 bilhões. Ou seja, três vezes o valor do PIB do Tocantins.

 

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *