Irajá Abreu participa do lançamento da Agência de Desenvolvimento do Matopiba

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento (CAPADR), deputado Irajá Abreu (TO), participou, na quarta-feira (6), do ato de criação da Agência de Desenvolvimento do Matopiba, assinado pela presidente Dilma Rousseff; a ministra da Agricultura, Kátia Abreu; o governador do Tocantins, Marcelo Miranda; e o governador do Piauí, Wellington Dias. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto.

Irajá destacou a importância da criação do Matopiba para o Tocantins. “Será um divisor de águas para a economia do estado, pois vamos conseguir expandir a produtividade sem aumentar o desmatamento em razão dos investimentos em tecnologia na pecuária e ampliação da produção de grãos.”

O Matopiba é formado por municípios do Maranhão (33%), Tocantins (38%), Piauí (11% ) e Bahia (18%). A região (conforme IBGE/Conab) é responsável por 9,7% da produção de 201,5 milhões de toneladas de grãos prevista para a safra 2014/15.

No mesmo evento, a presidente lançou o Plano Nacional de Defesa Agropecuária, que visa modernizar práticas e regulamentar normas sobre o controle sanitário no país, além de reestruturar laboratórios de análises de doenças e pragas.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *