Irajá Abreu destaca necessidade de ações de prevenção às queimadas

O deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) afirma que o Tocantins está em alerta para prevenir a ocorrência de queimadas em áreas urbanas e rurais e destaca a importância de ações de prevenção e combate especialmente nesta época do ano.

Irajá Abreu está viabilizando R$ 5 milhões de reais para equipar o Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins e para a realização de ações para a prevenção e combate das queimadas. Os recursos são provenientes do Ministério da Integração Nacional.

No mês de maio, Irajá Abreu esteve em audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para solicitar ao órgão o repasse dos recursos. O deputado considera que os investimentos são fundamentais para aparelhar o Estado para a prevenção e combate aos focos de incêndio.

“Em audiência no Ministério da Integração Nacional busquei sensibilizar o ministro Fernando Bezerra sobre a necessidade e a urgência da destinação de investimentos para essas ações. Registramos em 2012 um aumento de 75% dos focos de incêndios em relação ao mesmo período no ano anterior. Neste ano, já foram registradas 5.100 ocorrências de queimadas, enquanto em 2011, em seis meses de seca, foram 3.000. Portanto, apesar das ações realizadas pelo governo do Estado, há a necessidade da ampliação das ações e da infraestrutura de combate ao fogo”, enfatiza Irajá Abreu.

Irajá Abreu afirma que a incidência de incêndios afeta amplamente o Estado do Tocantins em áreas urbanas e rurais, prejudicando a produção econômica, deixando apreensivos os produtores rurais e comprometendo a saúde da população, quando aumentam de forma considerável os casos de complicações respiratórias em decorrência da fumaça.

O deputado federal Irajá Abreu afirma que vai reiterar ao Ministério da Integração Nacional a reivindicação do repasse dos R$ 5 milhões de reias em recursos para o combate às queimadas, por meio de ofício ao ministro Fernando Bezerra.

Prevenção

Projeto de lei 3689/2012 de autoria do deputado federal Irajá Abreu estabelece o florestamento das faixas de rodovia pelo Poder Público. De acordo com Irajá Abreu, o projeto chamado “Via Verde”, que prevê o florestamento das faixas de rodovia e das áreas adjacentes pode prevenir a ocorrência de incêndios e também tem como objetivo viabilizar as áreas, atualmente ociosas, para a produção de alimentos, a recomposição da biodiversidade, e o controle da erosão.

O Projeto de lei 3689/2012 “Via Verde” está em análise na Comissão de Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ( CMADS ).

Conheça o Projeto de lei
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=541223

Cláudia Peixoto
Assessora de imprensa do dep. Irajá Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *