Deputados federais visitam instalações da Marinha

Deputado Hugo Napoleão - PSD/PI (Foto: Heleno Rezende)

Os membros da Comissão Especial Amazul, da Câmara, presididos pelo deputado Hugo Napoleão (PSD-PI), realizam neste mês visita de dois dias a instalações da Marinha, localizadas em Itaguaí (RJ) e Iperó (SP).

A primeira delas, dia 21, será à base de submarinos, em Itaguaí, onde estão sendo construídos a base e o estaleiro, local onde será construído o submarino nuclear.

Já no dia 24, os membros da Comissão Especial conhecerão o Centro Experimental de Aramar, onde se encontram as instalações do Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo, no município de Iperó.

No dia anterior está prevista uma audiência pública na Câmara dos Deputados com a presença do vice-Almirante, Carlos Passos Bezerril, diretor do CTMSP.

O Centro Tecnológico da Marinha trabalha em pesquisa e desenvolvimento, promovendo sistemas nucleares e energéticos para propulsão naval. Está localizado no campus da Universidade de São Paulo (USP), onde se encontram outros importantes centros de pesquisas nacionais. Ali funcionam alguns laboratórios, entre os quais, o de neutrônica, que possui um reator de unidade crítica, e o conjunto de termohidráulica, que tem um circuito de 150 atmosferas de pressão.

Para atender as necessidades experimentais do programa de pesquisa e desenvolvimento do CTMSP, funciona em Iperó, no interior de São Paulo, o Centro Experimental ARAMAR. Este Centro abriga instalações de testes, laboratórios de validação experimental e algumas oficinas especiais.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *