IFSC em Tubarão. Agora vai?

Deputado Jorge Boeira - PSD/SC (Foto: Heleno Rezende)

O gabinete do deputado federal Jorge Boeira (PSD-SC) foi informado nesta semana, pela Coordenação de Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina, que, após a divulgação da notícia do atraso para a definição do terreno onde será implantado o novo campus, a prefeitura de Tubarão encaminhou ao IFSC os documentos necessários para a cessão do terreno da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Desta forma, o IFSC conseguiu protocolar na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica a declaração da SPU com relação à tramitação do processo de posse do terreno. O Instituto também já pré-definiu a data da audiência pública para definir quais cursos serão implantados na unidade de Tubarão. Será no dia 18 de julho, em local ainda a ser definido.

“Depois que trouxemos o problema à tona, recebi centenas de emails e mensagens de pessoas indignadas com a possibilidade de Tubarão perder o campus do IFSC. Acho que agora vai, mas, é uma pena que, por conta destes atrasos, a obra vá atrasar também”, lamentou Boeira.

O problema

O anúncio de que a cidade receberia um campus do Instituto Federal foi feito em setembro do ano passado pelo Governo Federal como parte do Plano de Expansão III da Rede Federal de Ensino Tecnológico. No mesmo mês foi indicado um terreno próximo ao antigo aeroporto, mas, segundo a prefeitura, o imóvel está em litígio e não pôde ser doado ao IFSC. Foi proposto então um novo local, de propriedade da União, às margens do Rio Tubarão. Para liberar este terreno faltava que o município entregasse à Secretaria de Patrimônio da União, entre outros documentos, licenças ambientais e o plano diretor. Como os prazos para a definição do local não estavam sendo cumpridos, o Ministério da Educação (MEC) chegou a orientar a reitoria do IFSC que buscasse outro município para implantar o novo campus.

O custo total da obra deve ultrapassar os R$ 8 milhões. Parte deste recurso é proveniente de uma emenda individual do deputado federal Jorge Boeira, no valor de R$ 3 milhões. Foi a indicação desta emenda que favoreceu a escolha de Tubarão para a implantação de mais um campus no Estado. A obra será executada diretamente pelo MEC. A verba já está disponível.

 Jane Santin
Assessora de imprensa do dep. Jorge Boeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *