Hugo Napoleão destaca valores de Bernardo Cabral

Da redação

Deputado piauiense relembrou o período da Constituinte

O deputado Hugo Napoleão (PSD-PI) congratulou na segunda-feira (26), em discurso no plenário da Câmara, o ex-senador e ministro Bernardo Cabral, que receberá, na cidade do Rio de Janeiro, o título de Doutor honoris causa simultaneamente com a posse na Academia Brasileira de Filosofia.

Para Hugo Napoleão, Bernardo Cabral dispensa apresentação. “Eu, que fui advogado de preso político durante o período de exceção, sinto-me à vontade para falar de Bernardo Cabral, que retornou como Constituinte em 1986”.

O deputado piauiense relembrou que à época, era Senador da República e fora colega nos debates, inclusive na Comissão de Sistematização. Hugo Napoleão deixou o Congresso para assumir o cargo de Ministro da Educação no governo do Presidente Sarney.

Na opinião do parlamentar, “Bernardo Cabral, foi, sem sombra de dúvida, o grande artífice da Constituição de 1988, porque ele foi o seu relator. Lembro-me dele amável, afável, sempre tinha uma palavra para cada um dos Constituintes a respeito de emendas que nós apresentávamos”.

Hugo Napoleão disse que Bernardo Cabral não se escondia, não ficava em gabinetes isolados. “Ele vinha ao plenário e discutia se necessário fosse, até nos corredores, com aquela lhaneza, aquela educação, aquela simpatia, que o caracterizam”.

O deputado ainda comentou: “Mais tarde, tive a honra de ser seu colega no Senado Federal, quando lá chegou, em 1995, no dia 1º de fevereiro. Passei a assistir não propriamente a discursos do senador Bernardo Cabral, mas a verdadeiras aulas de Direito, com aquela elegância que o caracteriza — um orador tranquilo, sereno, firme, quando necessário, defensor intransigente do seu Amazonas e das boas causas brasileiras”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *