Sancionada lei que garante isenção de pedágio para caminhões com eixos suspensos

O governo federal sancionou a Lei 13.711/2018, que extingue a cobrança de pedágio sobre eixos suspensos de caminhões que trafegam sem carga em todo o território nacional. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 27 de agosto.

Antes, os caminhoneiros pagavam o valor do pedágio por cada eixo de pneus que tocavam o asfalto. Para pagar menos, os caminhões vazios costumavam rodar com ao menos um eixo levantado.

A Lei 13.103/15, de autoria do deputado Sandro Alex (PSD/PR), conhecida como “lei dos caminhoneiros”, já havia definido que esses veículos, quando vazios, não pagariam pedágio sobre eixos elevados. Mas, a cobrança foi mantida em algumas rodovias estaduais porque muitos estados ajuizaram ações e solicitando descumprimento da regra, prejudicando os caminhoneiros.

Com a greve que parou o país, o governo federal editou uma medida provisória que definiu que a isenção de pedágio para eixos suspensos valeria “em todo o território nacional”. A regra começou a vigorar no mesmo dia enquanto a proposta tramitava no legislativo. No final de maio o colegiado da Comissão Mista, formada por deputados e senadores, aprovou a proposta.

Sandro Alex (PSD/PR) presidiu Comissão Mista que analisou a medida provisória que tratou do não pagamento por eixos suspensos. Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Sandro Alex presidiu essa comissão e afirmou que a medida corrigia possíveis questionamentos jurídicos que impendiam a isenção da taxa aos caminhoneiros. “Aprovamos com celeridade o relatório que confirma a isenção do pedágio para os eixos suspensos. Essa medida vai beneficiar todos e poderia ter evitado a greve dos caminhoneiros, pois esta é uma cobrança indevida”, explicou na ocasião.

A Lei sancionada prevê ainda que o valor do pedágio só poderá ser aumentado para os usuários comuns, como forma de compensação da isenção, após esgotadas as demais medidas alternativas para o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

Valéria Amaral

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *