G1 – Globo: Rotam, Bope e GPT vão reforçar segurança nas ruas, diz secretário

Bandido tem que ter medo da polícia, afirmou José Eliton durante posse.

Vice-governador assume novo cargo e promete combate ostensivo à violência.

Ao assumir a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSP) , o vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), prometeu nesta quinta-feira (25) a presença ostensiva de forças especiais da polícia nas ruas para a repressão da violência. Ele reforçou a necessidade da valorização de policiais e da colaboração da população, além da política de tolerância zero.

Bandido tem que ter medo da polícia. Não vamos tolerar ataques e agressões a policiais com respostas a tempo e modo para essa questão. A Polícia Militar estará nas ruas ao encontro dos cidadãos em pontos estratégicos do estado, declarou durante a posse.

De acordo com o governador, as mudanças estavam sendo pensadas desde 21 de fevereiro, quando voltou de viagem à Oceania, que tinha como foco atrair novos investimentos para o estado. Perillo disse que não anunciou antes a alteração porque precisava colocar as peças certas em cada posição.

Ele destacou que todos [os secretários] receberam bem as mudanças e que a escolha de José Eliton visa somar a experiência técnica das forças policiais com a força política.

Perillo também elogiou a atuação de Mesquita, que interrompeu a curva de aumento de homicídios e “reduziu índices em vários indicadores”. O governador defendeu a transferência dele para a Segplan.

As pessoas assustam porque ele está indo para o Planejamento, mas ele foi por duas ou três vezes diretor nacional da Polícia Federal em Brasília. Foi da área logística e de administração nesses mandados. Ele me disse: ‘Depois desse pepino que o senhor me deu, se puder me colocar na área de gestão eu gostaria muito’., disse Perillo.

Joaquim Mesquita se emocionou ao falar de sua gestão na SSP-GO, destacando o trabalho em equipe e a redução de latrocínios, estupros e roubos de veículos. Ele justificou sua saída e disse que se trata de uma decisão adequada, pois o embate e as ações técnico-administrativas não são suficientes o bastante para os momentos em que nós vivemos no estado de Goiás.

Além do requisito da competência técnica, que certamente o vice-governador tem, conta-se o tempero de uma liderança política, que saberá o enfrentamento não só no plano técnico, policial e administrativo, mas o embate político, que é necessário, já vem sendo feito e precisa ser intensificado, disse Mesquita.

O deputado federal Thiago Peixoto afirmou que trabalhará para uma parceria cada vez maior entre a Segplan e a SED. Ele defendeu a continuidade de programas que já são desenvolvidos na pasta que assumiu.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *