Frigoríficos de Santa Catarina começam a expandir mercado em outubro

No próximo mês o primeiro frigorífico catarinense do Sistema de Inspeção Estadual (SIE) passará a integrar o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Trata-se da Avícola Fragnani, de Cocal do Sul.

Para que os frigoríficos possam vender seus produtos, eles precisam passar regularmente por inspeção sanitária. Esta fiscalização é feita por municípios, estados e pela união. Os abatedouros que são inspecionados por órgãos municipais só podem vender sua produção dentro da cidade na qual estão sediados. Os vistoriados pelo Estado – em Santa Catarina pela Cidasc – só podem vender dentro do estado. E aqueles vistoriados pela União, podem comercializar seus produtos em todo o território nacional e também exportar.

O Suasa foi criado justamente para que todos os frigoríficos possam vender no país inteiro, contanto que estejam inseridos no Sistema e sejam aprovados pela inspeção. Santa Catarina aderiu ao Suasa em 2010 e agora está encerrando o processo de adequação, que também credenciou a Cidasc a inspecionar e permitir que estas indústrias comercializem em outros estados brasileiros.

A pedido do deputado Jorge Boeira (PSD-SC), a Avícola Fragnani será a primeira a passar por este processo. A empresa abate e comercializa aves desde 1985. Para se adequar ao novo sistema de inspeção, foram implantados programas como Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO), exigidos pelo Ministério da Agricultura. “Esse sistema facilita a comercialização dos produtos industrializados localmente em todo o país. Isso impulsiona estas indústrias, gera postos de trabalhos e aumenta a renda das famílias envolvidas no processo produtivo. Além disso, ainda movimenta a economia local e faz crescer a arrecadação de tributos dos municípios”, explicou Boeira.

Conforme o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, outros frigoríficos catarinenses já estão prontos para iniciar o processo de adesão ao Suasa. “Começaremos por Cocal do Sul, atendendo a um pedido do deputado Boeira ao governador, e na sequência outros nove abatedouros serão inseridos no Sistema”, adiantou Barbieri.

Jane Santin
Assessora de imprensa do dep. Jorge Boeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *