Frente da Uva e do Vinho apoia promoção do enoturismo brasileiro

Para alavancar a divulgação do enoturismo no Brasil, a Embratur firmou parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Essa ação contou com o apoio da Frente Parlamentar de Defesa da Valorização da Produção Nacional da Uva, Vinho, Espumante e Derivados no Congresso Nacional. A ideia é promover estratégias de divulgação no país e no exterior das rotas dos vinhos nacionais.

“Cerca de 40% dos visitantes de vinícolas em Portugal são brasileiros. Quando você questiona se eles já visitaram as vinícolas daqui, a maioria diz que não”, alerta o coordenador da Frente, o Deputado Herculano Passos (PSD/SP).

Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, é preciso trabalhar as estratégias dos produtos nos principais mercados, como Londres, que produz pouco a bebida e tradicionalmente é aberta a multiculturas. “O grupo de trabalho pode gerar ações concretas como a realização de workshops entre produtores e operadoras de turismo que comercializam rotas turísticas de vinhos”, disse.

“Há um interesse real por esse segmento, mas é necessária uma maior divulgação, educar para o consumo do vinho nacional e que os produtores invistam na adequação de suas instalações para receber visitantes”, complementou o Deputado.

O Brasil é o 21º produtor de vinho do mundo, com cerca de 1,1 mil vinícolas que produzem 32 milhões de litros por ano. A Serra Gaúcha responde por 82% da produção nacional. Entretanto, outros estados também se destacam como Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espírito Santo.


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