Turismo: Comissão discute papel da Embratur na promoção internacional

Deputado Herculano Passos (SP) - Fotos: Cláudio Araújo

Deputado Herculano Passos (SP) – Fotos: Cláudio Araújo

Como parte das comemorações dos 50 anos do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), a Comissão de Turismo (Cetur) realizou nesta quarta-feira (16) o fórum O Futuro do Turismo Internacional – Perspectivas Brasil. O evento foi presidido pelo deputado Herculano Passos (SP), presidente do colegiado e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur) e marca o início de um calendário que objetiva mudar o olhar sobre o turismo nacional visando o desenvolvimento do setor.

“O avanço que nós queremos virá principalmente em relação à mídia, para promover o Brasil no exterior, e para isso é importante fortalecermos a Embratur. Instituição que é fundamental nesse processo todo. Aqui no Parlamento estamos trabalhando para a legalização de cassinos, liberação de vistos e a concessão para a exploração de parques pela iniciativa privada, medidas que trarão desenvolvimento para o turismo”, disse Herculano.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, destacou que o órgão defende as pautas enumeradas pelo deputado e que o instituto trabalha em medidas para destravar o setor. “Na retomada do crescimento econômico, os empregos não voltarão pela indústria, mas pelos serviços, e o mais rápido, mais barato é o turismo”, afirmou.

Atração de investimentos

Deputado Goulart (SP)

Deputado Goulart (SP)

Presente ao evento, o deputado Goulart (SP) ressaltou que há expectativa na comissão de que o governo invista e atraia investimentos. Segundo o parlamentar, “países como Equador e Colômbia têm um potencial turístico menor que o Brasil e investem até R$ 100 milhões de dólares, ao passo que no Brasil são investidos apenas R$ 20 milhões anuais”.

Conforme anunciou o ministro do Turismo, Marx Beltrão, um pacote de medidas está sendo preparado pela pasta. “Se queremos efetivamente competir no mercado global pelo turista internacional, temos de dar mais musculatura para a Embratur. Por isso, estamos trabalhando em conjunto com a Casa Civil para rever o modelo de gestão da instituição. A ideia é conseguir atrair investimentos privados, ter mais orçamento, sem impactar nossa equipe técnica” afirmou o ministro em discurso.

O fórum discutiu temas como promoção e marketing voltados ao turismo, potencial natural para exploração de parques e as perspectivas da Embratur. Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil recebeu no ano passado mais de seis milhões de pessoas e a pasta tem a meta de atrair 12 milhões de pessoas até o ano 2022.

Demétrius Crispim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *