Ferroeste entre em Maracaju e Cascavel fortalece economia do Paraná”, diz Sciarra

A Valec Engenharia, Construção e Ferrovias S/A lançou na segunda-feira (18) o edital para a licitação de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para a construção do trecho da Ferroeste entre Maracaju (Mato Grosso do Sul) e Cascavel (Paraná) e a sua adequação até o Porto de Paranaguá. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente de Planejamento da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Junior.

“Esta é uma grande conquista tanto para os produtores, como para o fortalecimento econômico do Paraná, incentivando as exportações pelo Porto de Paranaguá e reduzindo os custos do transporte”, avaliou o deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR), que, junto com outros parlamentares dos dois estados, vinha lutando pela abertura do processo licitatório. “A confirmação do lançamento do edital é a prova da disposição do governo federal em concluir a Ferroeste”, afirmou.

“Estudos mostram que, com a ferrovia, o frete de uma tonelada de grãos deverá custar quase 40% menos que o custo do transporte rodoviário”, destacou Eduardo Sciarra. Segundo o parlamentar, o modal ferroviário deve ser estimulado em função da redução do chamado Custo Brasil.

Na verdade, a Valec está retomando o processo licitatório que foi interrompido no ano passado em função da troca de comando tanto na empresa, como no Ministério dos Transportes. Pelo edital, o EVTEA do trecho deve considerar e analisar informações de estudos já realizados ou em desenvolvimento, para os segmentos existentes entre Cascavel e Porto de Paranaguá.

O projeto contempla a adequação e implantação da ligação ferroviária de Maracaju ao Porto de Paranaguá, com extensão de 1.116 km. A concorrência especifica a construção do trecho Maracaju-Dourados-Cascavel, com 440 km; a adequação do trecho da Ferroeste entre Cascavel e Guarapuava, com 248 km (linha já existente); e a adequação com mudança de traçado do trecho Guarapuava-Engenheiro Bley, via Lapa, com 242 km, além da adequação do trecho Engenheiro Bley-Paranaguá, com 186 km.

O edital abrange outros dois trechos da Ferrovia Norte-Sul (FNS). Os preços de referência de cada lote são: Paraná-Chapecó, no valor de R$ 5,636 milhões; Chapecó-Porto Rio Grande, avaliado em R$ 6,951 milhões; e Cascavel-Maracaju, com R$ 5,529 milhões. O recebimento das propostas está sendo feito no auditório da empresa em Brasília e vai até as 10h do dia 7 de agosto.

O edital justifica o início dos estudos para a viabilização das obras tendo em vista que os projetos ferroviários incluídos no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) cumprem o papel de “deslocar da modalidade rodoviária a função de ponte regional” entre Norte/Nordeste, Sul/Sudeste, Oeste/Centro/Leste do Brasil. De acordo com o documento, “as ferrovias constituirão uma opção modal que, para longas distâncias de transporte, oferecerá um custo de transporte que, estima-se, poderão reduzir a menos da metade os custos dos transportes hoje suportados para o comércio interregional”.

André Nishizaki
Asessor de Imprensa

 

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