Fábio Faria propõe mais incentivos para futebol feminino

Apesar do futebol ser paixão nacional do brasileiro, o deputado Fábio Faria (RN) acredita que ainda é necessário mais incentivos para que mulheres se tronem profissionais. “Há mais de cinco mil jogadoras em atividade no país, mas a maioria dos clubes mantêm apenas times amadores de futebol feminino e apenas três desses times assinam carteira das suas jogadoras”, ressaltou.

Deputado federal Fábio Faria (RN). Foto: Cláudio Araújo

Para mudar essa situação, o deputado apresentou projeto de lei 1509/19, que altera a lei do desporto (9.615/98), para garantir que os recursos da Secretaria do Esporte sejam destinados a apoiar o futebol feminino. “Apesar de termos uma das melhores jogadoras da história e um campeonato regular, a falta de estrutura profissional do futebol feminino ainda é desafio a ser vencido. A possibilidade de utilizar recursos da Lei de Incentivo ao Esporte seria o primeiro passo”, disse.

Fábio Faria alerta que os campeonatos organizados no país ainda não exigem que os times sejam profissionais. “Isso acaba sendo um incentivo para que os vínculos trabalhistas permaneçam precários. É necessário que haja alguma forma de incentivo para que os clubes possam profissionalizar suas atletas, valorizando o esporte como um todo.”

Segundo o deputado, as relações trabalhistas mais estáveis e direitos trabalhistas respeitados trazem mais incentivos para o desenvolvimento do esporte. “O vínculo empregatício é o mínimo que um trabalhador deve ter reconhecido, negar isso a atletas que treinam, se dedicam, participam de competições e defendem as cores do Brasil mundo afora é um crime.”

A proposição tramita em regime de prioridade e aguarda para entrar na pauta de votações do plenário da Câmara.

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *