Expedito Netto critica aumento abusivo da energia em Rondônia

O deputado Expedito Netto (RO) juntamente com a bancada parlamentar rondoniense, participou na última terça-feira (20), de uma audiência na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para debater o aumento da conta de luz no estado. A energia elétrica aumentou 24,75% em residências e 27,12% na alta tensão.

Deputado Expedito Netto (RO) – Foto: Cláudio Araújo

Para o parlamentar, o reajuste é abusivo. “Palavras não vão conseguir mudar a situação do nosso estado. Precisamos muito mais do que palavras. Precisamos de ações. A redução na tarifa da energia elétrica de Rondônia só será possível através da nossa força e da força do povo”, disse.

Em Brasília, após o encontro com os parlamentares, o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que a previsão era que a privatização do setor elétrico no Norte brasileiro pudesse gerar economia de 1,75% nas contas de energia. Ele reconheceu que o reajuste é alto disse que vai se reunir com representantes da Aneel para buscar soluções.

Entenda

Esse sobrepreço está em vigor desde dezembro do ano passado e foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Na última sexta-feira (15), a população do estado foi às ruas de Porto Velho protestar, já que a empresa havia se comprometido em não fazer reajustes no período de um ano, após a privatização.

Duas maiores hidrelétricas do Brasil, a Santo Antônio e a Jirau, estão no Rio Madeira que corta o estado. Juntas elas alcançam 7.318 megawatts, o suficiente para abastecer duas vezes o consumo do estado. Rondônia conta ainda com a usina de Samuel, responsável pelo abastecimento de metade dos 52 municípios existentes no estado.

O aumento foi suspenso após uma liminar assinada pela presidente do Tribunal Regional Federal (TRF1), revogar o reajuste em todo estado.

Com informações da assessoria.

Assuntos:

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *