Escolas públicas do Piauí são homenageadas na Câmara

Uma sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (22) na Câmara dos Deputados homenageou os municípios piauienses de Cocal dos Alves, Oeiras e Teresina por causa dos elevados índices de educação alcançados nas mais diversas modalidades.

O deputado Júlio César (PSD), autor do requerimento, destacou: “Estamos fazendo história, sobretudo, na área da educação”. Já o outro integrante da bancada do PSD e do Piauí na Câmara, Hugo Napoleão, citou: “O nosso Estado prova que privilegia o ensino como um todo”.

Na opinião dos parlamentares, “com tantas desigualdades e problemas dos mais diversos, o Piauí dá um enorme exemplo de perseverança, competência e superação”, discursou o deputado Júlio César.

Enquanto isso, Hugo Napoleão acredita que “a sinergia entre profissionais de ensino e alunos resultou nessa linda combinação que contemplamos hoje: a vitória”.

Além do governador Wilson Martins (PMDB), deputados de todas as legendas prestigiaram o evento. Já o secretário de Educação do Estado, Átila Lira, que também é deputado federal, destacou os feitos dos alunos, professores e diretores de escolas públicas estaduais.

Em Teresina foram destacadas três instituições de ensino: a Escola Municipal Casa Meio Norte, que obteve uma excelente avaliação feita pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, em 2011; o Instituto Dom Barreto e a Escola Popular Madre Maria Villac, com o Projeto Social Casa Dom Barreto.

“Já em Cocal dos Alves”, disse o deputado Júlio César, “o mérito vai para a Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão e a Escola Augustinho Brandão, ambas pelas sucessivas vitórias do seu corpo discente, no ano de 2011, no concurso Soletrando, da Rede Globo, bem como pelas conquistas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, com três medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze e 15 menções honrosas.

Já o deputado Hugo Napoleão destacou o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá no município de Oeiras, “que comemora os bons resultados alcançados pelos esforços dos alunos e professores nos diversos vestibulares do Brasil, em vários cursos”.

Por sua vez, o governador Wilson Martins destacou, no seu discurso que “mesmo com os contrastes socioeconômicos da região, os alunos piauienses conseguem concorrer em pé de igualdade com estudantes que moram nos grandes centros urbanos, onde geralmente existe mais facilidade no acesso ao conhecimento e à cultura de uma forma geral”.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_hugo_napoleao_escola_piaui.mp3]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *