Eliene Lima destaca crescimento econômico de Mato Grosso

O Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária, que é a riqueza gerada na propriedade rural, deve aumentar este ano em 10,9%, em relação a 2011, passando de R$ 28,39 bilhões para R$ 33,92 bilhões, segundo o estudo Conjuntura Econômica de Mato Grosso, tornado público pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso.

A notícia foi dada no plenário da Câmara pelo deputado Eliene Lima (PSD-MT). Ainda segundo ele, “a expectativa de bom desempenho do Valor Bruto da Produção da agropecuária mato-grossense deve-se à boa safra de milho, soja e leite, que juntos representarão 59% do total do valor bruto da produção até o final deste ano”.

Eliene Lima acrescentou que existe a estima de que o VBP dessas culturas apresente um crescimento significativo, em torno de 72,1%, 17,3% e 10,7%, respectivamente. Foram pesquisadas as seguintes culturas: soja, milho, algodão, arroz, cana-de-açúcar, produtos florestais, bovino, suíno, aves e leite.

Segundo estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso, o cenário é muito positivo. O Mato Grosso tem uma grande importância na produção de soja nacional e mundial. “As 21,68 milhões de toneladas que o Estado produz”, contou o deputado do PSD, “correspondem a 9,2% da produção no mundo e 32,5% da produção brasileira”.

E concluiu seu comentário a respeito do setor produtivo de Mato Grosso. “Vamos continuar crescendo este ano e isso demonstra a eficiência do nosso agronegócio do Estado”. Mas reconhece: “Ainda precisamos desenvolver a logística, pois é ela que encarece o produto para o consumidor, para o produtor e para as exportações”.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *