Eleuses Paiva solicita explicação de Ministro da Saúde

Em requerimento enviado ao ministro da saúde, Alexandre Padilha, na tarde desta quinta-feira (09), o deputado Eleuses Paiva (PSD-SP) opinou e pediu explicações sobre a decisão da Anvisa de liberar a colocação de medicamentos isentos de prescrição nas prateleiras de drogarias e farmácias.

A resolução, tomada dia 26 de junho, cancela uma antiga norma da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, de proibir o fácil contato com tais medicamentos, restringindo-os ao acesso de funcionários do estabelecimento.

Para o deputado Eleuses Paiva tal decisão é prejudicial ao consumidor, além de poder aumentar os índices de pessoas usando remédios sem uma prévia consulta com um médico. “Tal decisão da Anvisa induz à automedicação e ao uso irracional de medicamentos, contribuindo para o aumento no total de casos de intoxicação por medicamentos e estimula a falsa percepção de que remédios isentos de prescrição médicas são inofensivos ou não fazem mal’’ afirmou.

Ao final do requerimento, o parlamentar pediu uma série de informações sobre a nova medida, perguntando, entre outras coisas, se o ministério pode assegurar que os medicamentos sem prescrição médica não são prejudiciais à população e como ocorre a classificação dessa modalidade de remédio.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *