Eleuses Paiva promove debate sobre jornada de trabalho dos psicólogos

Na última terça-feira (3), o plenário da Comissão de Seguridade Social e Família ficou lotado de profissionais da área de psicologia para a audiência pública promovida pelo deputado Eleuses Paiva (PSD-SP). O parlamentar é relator do Projeto de Lei 3338/08 que fixa em 24 horas a carga horária máxima semanal de psicólogos.

Eleuses Paiva destacou que entre as 17 profissões na área de saúde, somente as carreiras de enfermeiros e psicólogos não haviam passado por discussões na comissão sobre a carga horária de trabalho. O deputado afirmou que a maior preocupação em aprovar esse projeto é, principalmente, pela preservação da saúde desses profissionais. Segundo ele, que também é médico, nas discussões que já participou sobre doença cardiovascular foi detectado que os psicólogos tem 15 vezes mais risco de ter um infarto agudo do miocárdio do que qualquer outro trabalhador. “Nós sabemos que os profissionais envolvidos, como os psicólogos, apresentam muito mais risco à sua saúde do que o restante dos trabalhadores normais. Portanto, nada mais justo e mais humano que se faça essa redução da carga horária para também preservar a saúde de quem está prestando atenção à saúde de outro cidadão”, salientou.

De acordo com Eleuses Paiva, há hoje no Brasil mais de 240 mil psicólogos, sendo que 80 mil somente no estado de São Paulo. O deputado acredita que o seu parecer deve ir à votação no plenário, em breve.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_eleuses_paiva_carga_horaria_psicologos.mp3]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *