Eduardo Sciarra é homenageado como ex presidente da CDU

Em ato solene nesta quarta-feira (8), quatro deputados federais foram homenageados pela atuação como ex-presidentes da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), da Câmara dos Deputados. Dentre eles, destacou-se a presença do paranaense Eduardo Sciarra (PSD-PR) que, em seu período à frente da comissão, deu início a grandes debates sobre mobilidade urbana no país. Os ex-presidentes da CDU tiveram descerradas as fotos na galeria exposta no Plenário 16, da Câmara. O evento foi dirigido pelo atual presidente da Comissão, deputado Domingos Neto (PSB-CE).

Sciarra assumiu a presidência da CDU em 2009. Durante a sua gestão, o deputado priorizou as temáticas relativas à mobilidade urbana sustentável, à habitação popular e à infraestrutura urbana nas cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e no Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. Essas diretrizes nortearam sua gestão à frente da Comissão, possibilitando a discussão e votação de 40 proposições, a realização de 12 audiências públicas, além da promoção de diversos eventos.

Merece destaque em seu mandato a participação ativa da CDU à frente das discussões em torno da regulamentação da Lei nº 11.445/2007, que estabelece o marco regulatório do saneamento básico. Outro momento importante foram os debates relacionados à elaboração de uma legislação ambiental urbana que atenda as peculiaridades desses espaços. Ainda pode ser citada a colaboração da CDU no âmbito do Grupo de Trabalho de análise do projeto de Lei 203/1991, cujo propósito foi o de definir a Política Nacional dos Resíduos Sólidos Urbanos.

Sob a liderança de Eduardo Sciarra, a Comissão realizou, com grande sucesso, dois grandes eventos: a 10ª Conferência das Cidades e a 5ª edição do Concurso Selo Cidade Cidadã, ambos com a temática mobilidade urbana sustentável, os quais foram marcados pelo alto nível dos conteúdos e abordagens apresentados pelos participantes.

Outros três ex-presidentes tiveram suas fotos adicionadas à galeria: os deputados federais Angela Amin (gestão 2008), Humberto Souto (2010) e Manoel Junior (2011).

Verônica Gomes
Assessora de imprensa do dep. Eduardo Sciarra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *