Dr. Paulo César sugere ao Ministério da Saúde que inclua a vacina anti-pneumocócica no calendário vacinal para os idosos

Deputado Dr. Paulo César - PSD/RJ (Foto: Heleno Rezende)

O deputado Dr. Paulo César (PSD-RJ) pediu ao Ministério da Saúde a adoção de providências para a extensão da vacinação regular contra o pneumococo também para os idosos, particularmente os que se encontram em asilos ou instituições semelhantes.

Segundo o deputado, o Programa Nacional de Imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) tem apresentado elevado padrão de atuação na defesa da saúde da população. Essa proposição objetiva aperfeiçoar esse valoroso programa.

Com relação à prevenção de doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae – “pneumococo”-, como otite, sinusite, pneumonia, meningite e sepse, o Programa tem promovido a vacinação regular de crianças.

Também tem disponibilizado a vacina nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), para as pessoas especialmente suscetíveis a essa bactéria.

Contudo, é reconhecido o valor e eficácia dessa vacina para reduzir o risco de infecções graves causadas pelo pneumococo e também para reduzir a sua transmissão entre as pessoas idosas, especialmente as que se encontram em asilos.

Desse modo, considerando a relevância dessa vacinação para a saúde dos idosos do país, o deputado fez a solicitação ao Ministério da Saúde.

Lúcia Zomer
Assessora de imprensa do dep.  Dr. Paulo César

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *