Doador de sangue terá benefício

O deputado Onofre Santo Agostini (SC) destacou, em discurso no Plenário, a importância da doação voluntária de sangue e informou ter apresentado proposta que concede incentivos à doação (PL 3330/12).

Seu projeto isenta os doadores de sangue do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos e vestibulares nas universidades federais em todo o território nacional. Também concede, para os doadores, desconto de 50% nos preços de ingressos em cinemas, exposições e teatros.

Segundo o parlamentar, tal proposta visa o incentivo à doação voluntária. “É público e notório o fato de que a ausência de sangue nos hemocentros pode provocar um colapso em vários setores hospitalares, trazendo, em conseqüência, sérios transtornos à sociedade como um todo. Os hemocentros públicos há muito tempo clamam por um aumento significativo de doadores de sangue. Quanto mais doadores, mais sangue para salvar vidas”, destacou.

Ele fez referência ainda, que em alguns estados, os doadores já possuem alguns benefícios, como no Paraná, onde a lei concede 50% de desconto em eventos culturais e artísticos; e no Distrito Federal, onde a lei diz que os doadores regulares de sangue ficam dispensados do pagamento de taxa de inscrição em concurso público.

Onofre Santo Agostini ressaltou ainda que a legislação brasileira permite ao trabalhador ausentar-se do trabalho um dia por ano para doação de sangue.

“Todos os brasileiros têm a oportunidade de salvar vidas. Basta que se dirijam ao hemocentro mais próximo e doem sangue. É fácil e seguro”, finalizou o parlamentar.

Comentários desativados.