Viola caipira poderá ganhar dia especial

A Comissão de Cultura da Câmara foi palco, na quarta-feira (14), de debate para criação o Dia Nacional da Música e Viola Caipiras. O debate reuniu deputados, artistas, especialistas e comunicadores. Houve música e prosa de qualidade. “Essa Casa tem uma dívida de 50 anos, pois até hoje não reconheceu um dia especial dedicado a viola caipira. Precisamos honrar o homem do campo e a cultura dele, que também é a nossa”, disse o pessedista que assumiu a presidência da Comissão, Evandro Roman (PR).

“A viola caipira deve tudo a Cornélio Pires que desde 1929 bancou as primeiras gravações e ia para praça pública distribuir guaraná para que as pessoas ouvissem a música caipira. Infelizmente ele não é lembrado. A homenagem serve para não esquecermos nossas raízes”, disse Luiz Rocha, produtor cultural e apresentador do programa de rádio e TV Brasil Caipira.

Participaram do evento artistas consagrados como a dupla Zé Mulato e Cassiano; o diretor da Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil (ANVVB), Luiz Faria da Silva; o fundador do Clube do Violeiro Caipira, Volmi Batista; deputados e fãs de moda de viola

Ficou acordado durante o encontro que os deputados presentes se unirão para fazer com que a matéria tramite na Câmara em caráter de urgência, com objetivo de, já no próximo dia 13 de julho, o país possa comemorar o Dia Nacional da Música e Viola Caipiras.

Fonte: Liderança do PSD na Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *