Deputados cobram ações para fortalecimento da indústria brasileira

Deputado Edson Pimenta (BA) - Foto: Cláudio Araújo

Estratégias de fortalecimento para a indústria nacional foram cobradas pelos deputados do PSD ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, nessa quarta-feira (18), durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

O deputado Edson Pimenta (BA), vice-líder do PSD, reclamou da competitividade desleal existente no País. Pimenta defendeu que 50% das obras realizadas e dos produtos nelas utilizados sejam feitos por empresas brasileiras. “É preciso ter uma proteção, criar porcentagem mínima de participação das indústrias nacionais, mesmo que o preço seja até 25% mais caro. A justificativa da manutenção do emprego é mais forte do que o valor pago”, afirmou.

O deputado Geraldo Thadeu (MG) fez críticas à burocracia brasileira ao falar das indústrias de medicamentos. O parlamentar destacou que a liberação de licença para produção é morosa, acarretando na importação de remédios. “É necessário reduzir a burocratização para todos os segmentos para que a indústria nacional possa crescer e participar ativamente nos resultados do Produto Interno Bruto (PIB)”, justificou.

A qualificação profissional foi defendida pelo deputado Diego Andrade (MG). “Precisamos discutir a integração dos ministérios do Desenvolvimento e Educação para que nossos jovens possam sair qualificados para o mercado de trabalho”, salientou. Andrade ainda cobrou do ministro a construção de aeroportos internacionais de carga para facilitar a exportação e importação de produtos.

Para tornar a indústria nacional mais competitiva, Fernando Pimentel afirmou que é necessário rever a questão tributária. “De fato é preciso avançar nessa direção. A permanência do atual sistema de tributação do ICMS é um entrave à competitividade”, declarou.

Jaque Bassetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *