CVT vai debater descentralização administrativa dos portos do Rio de Janeiro

Os parlamentares da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara, aprovaram o requerimento (28/2019) de autoria do deputado Wladimir Garotinho (RJ) que pede realização de audiência pública para discutir a descentralização administrativa dos portos do estado do Rio de Janeiro.

Deputado Wladimir Garotinho (RJ). Foto: Wladimir Garotinho

“Uma das propostas do presidente Bolsonaro é a descentralização dos portos para que os estados possam, inclusive, gerar mais receita para o executivo local. Hoje, toda administração dos portos do Rio é concentrada no Governo Federal. Por isso é importante esse debate no legislativo”, defendeu o parlamentar.

Atualmente, no Rio de janeiro existem seis portos: de Itaguaí, do Açú, de Angra dos Reis, do Forno, de Guaíba e de Niterói. Debates realizados na Câmara em 2017 apontaram o enfraquecimento das autoridades portuárias nos estados e municípios após sanção da Lei dos Portos (12.815/13).

Subcomissão das ferrovias

Ainda durante as discussões da pauta deliberativa da comissão, Wladimir Garotinho, foi favorável ao projeto, que propôs a criação da subcomissão Permanente das Ferrovias, Rodovias e Transporte Aéreo. A medida foi votada e aprovada durante a reunião.

“Meu estado é cortado por uma ferrovia inútil, que causa diversos transtorno no trânsito. Nós já tentamos utilizar essas estações ferroviárias abandonadas para o bem da comunidade, como foi na época que minha mãe, prefeita Rosinha,  tentou criar bibliotecas. Essa subcomissão vai ser importante para solucionar problemas urbanos como este”, disse Garotinho.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *