Correios supera crise, anuncia Kassab

Os Correios geraram lucro de R$ 667 milhões em 2017 superando a crise enfrentada desde 2013. O resultado positivo foi anunciado pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações nesta quarta-feira (9), durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Goulart (PSD-SP).

O presidente dos Correios, Carlos Fortner,  aproveitou a audiência para descartar a possibilidade de fechamento de agências e demissão de pessoal neste momento. “Há um redesenho dos pontos de atendimento. Nenhuma agência será fechada se eu não estiver pessoalmente convicto das razões técnicas para isso. Estamos passando por um estudo quantitativo e qualitativo visando um melhor atendimento do público”, explicou.

O líder do PSD na Câmara, deputado Domingos Neto (CE) ressalta o desempenho positivo em 2017, o que colaborou para levantar a estatal. “A população pode ficar tranquila. Trata-se de um resultado muito positivo graças à gestão e o apoio dos funcionários”, esclarece Domingos Neto. O deputado Marcos Reategui (AP) também ressaltou o desempenho. “Temos que nos orgulhar da gestão de crise que foi feita nos Correios. A empresa saiu do vermelho graças a essa gestão acertada”.

Os Correios haviam acumulado queda nos últimos quatro anos. Para o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, o debate foi importante para esclarecer as polêmicas em torno do tema.  “Há dois anos quando iniciamos essa discussão sobre os prejuízos acumulados, acreditávamos que os Correios seriam privatizados, mas pudemos acompanhar hoje um balanço muito positivo da recuperação da empresa”, disse Goulart.

Diante dos resultados, o ministro descartou a possibilidade de privatização da empresa. “Nós tiramos isso da pauta com esse balanço de lucro. Não se fala mais nisso. Mas, se tivéssemos entregando um balanço negativo, não haveria candidato a presidente que não assumiria o compromisso de privatizar”, afirmou Kassab.

Já o deputado Paulo Magalhães (BA) elogiou o desempenho da última gestão para obtenção dos resultados. “Guilherme Campos pegou a chefia dos Correios quando a empresa estava quebrada e cheia de dívidas.  Graças a ele a situação hoje é oposta. E ninguém mais fala em privatização”, disse o parlamentar.

Ciência, Tecnologia e Comunicação

Na ocasião, o deputado Thiago Peixoto (GO) destacou a aprovação da MP 810/17, a Lei da Informática, pelo Plenário da Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (9). “Eu acho que essa medida coloca o nosso país em outro patamar de investimento, desenvolvimento e pesquisa. Reduzindo burocracia, trazendo mais recursos e abrindo um novo campo para as startups”, disse.

Com relação ao debate sobre os perigos das fakes news nas eleições, o deputado Sandro Alex (PR) convocou a presença de representantes do ministério no debate do tema que ocorrerá na Comissão no final de maio. “As fake news em outros países foi determinante nas eleições e nós podemos antecipar essa discussão aqui, no Brasil, importante tanto para as empresas e quanto para nosso dia-a-dia, na proteção de dados dos usuários”, explicou.

A audiência contou com a presença do primeiro escalão do governo federal, com representantes do CNPq, Anatel, Aneel, Telebrás, além dos deputados federais do partido: Guilherme Campos, Marcos Reátegui, André de Paula, Júlio César, Joaquim Passarinho, Fábio Trad, Fábio Mitidieri e José Nunes.

Valéria Amaral


Saiba Mais

Comissão Geral da Câmara discute situação dos Correios

“Governo não privatizará os Correios”, afirma o Ministro Kassab

Presidente dos Correios trabalha para recuperar estatal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *