Correio do Lago: Sciarra chefia delegação ao Paraguai e defende sua reintegração ao Mercosul

O deputado federal paranaense Eduardo Sciarra, líder do PSD na Câmara, vai chefiar a delegação da Câmara dos Deputados que irá à posse do novo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, nesta quinta-feira, às 8h30min (9h30min, em Brasília), nos jardins do Palácio López, sede de governo em Assunção. A designação foi dada pelo presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-AL). A comitiva é formada pelos deputados federais Alfredo Kaeffer (PSD-PR), Dr. Rosinha (PT-PR) e Newton Lima (PT-SP).

De acordo com o governo paraguaio, cinco chefes de Estado, incluindo a presidente Dilma Rousseff, e delegações de mais de 100 países estarão presentes. Horacio Cartes substituirá Federico Franco, que assumiu o cargo após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo. “Esta é a oportunidade para o Brasil restabelecer a normalidade das relações políticas e econômicas com o país vizinho. Afinidades ideológicas não devem nortear as relações entre povos e nações. Essas relações devem ocorrer em termos de Estado e não de governos”, disse Sciarra.

Em recente discurso na Câmara dos Deputados, Sciarra defendeu que o governo brasileiro lidere um movimento pela reintegração do Paraguai ao Mercosul. “Este é o momento certo de fazer um gesto forte de aproximação política e, na prática, incrementar as ações de cooperação e trabalho conjunto, pois é de interesse de todos que o Paraguai continue como membro efetivo do Mercosul e não se sinta isolado, a ponto de querer aderir a outros tratados econômicos, como a Comunidade Andina de Nações ou a recém-criada Aliança do Pacífico, bloco regional que abrange Chile, Peru, Colômbia e México”, destacou Sciarra no plenário da Câmara.

O discurso do deputado paranaense repercutiu na imprensa paraguaia. O “Diario ABC”, do Paraguai, enfatizou o peso da opinião do político brasileiro como líder partidário e lembrou a importância de um bom relacionamento entre os países. “Não foi correta a forma como o governo brasileiro pressionou o Paraguai, desafiando a legislação local, em uma tentativa equivocada de dizer ao país como aplicar sua própria Constituição”, afirmou Sciarra ao jornal. “Foi um ato de hostilidade sem necessidade e complicou a relação entre os países”.

Eduardo Sciarra também foi citado nesta semana em artigo do vice-presidente do Conselho das Américas e da Sociedade das Américas, Eric Farnsworth, sediado em Washington, no site do jornal “O Estado de S. Paulo”. O estudioso das políticas norte-americanas para as Américas também defendeu “a possibilidade de restabelecer e ampliar cordiais relações políticas e econômicas com Assunção”. Para Farnswoth, porém, “nada disso é garantido e tampouco será fácil ou simples de conseguir”.

“O líder do PSD no Congresso, Eduardo Sciarra, disse recentemente que os interesses econômicos do Brasil com o Paraguai, no comércio, na economia e na área de energia são demasiado importantes e privilegiados para colocá-los em risco”, escreveu Farnsworth. Assim como o político paranaense, o norte-americano está preocupado com a possibilidade de o Paraguai passar a integrar a Aliança do Pacífico. “Caso isso ocorra, o Brasil terá uma perda diplomática imensurável”, avaliou o deputado Eduardo Sciarra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *