Bancada paulista se reúne para discutir segurança pública

Deputado Herculano Passos (SP) - Fotos: Cláudio Araújo

Deputado Herculano Passos (SP) – Fotos: Cláudio Araújo

O coordenador da bancada de São Paulo, deputado Herculano Passos, convidou o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Ricardo Gabaroni para prestar esclarecimentos acerca da segurança pública no estado. O debate foi realizado, nesta quarta-feira (7), e contou presença expressiva dos parlamentares paulistas.

“Vimos aqui que a polícia age com seriedade, com compromisso e com tecnologia, mas também com toda a estrutura de aperfeiçoamento de seus soldados. São mais de 180 anos de existência e representa metade do policiamento do país. Temos que investir mais nas polícias e aumentar essa parceria entre ela e a Câmara.”

Deputado Goulart (SP)

Deputado Goulart (SP)

Já o deputado Goulart (SP), sem pestanejar declarou, que “a polícia de São Paulo é a melhor do Brasil, da América Latina e uma das melhores do mundo”. Ele também atribuiu o sucesso à hierarquia rígida dentro dos batalhões.

“Vimos aqui, que os assassinatos no estado caíram vertiginosamente. Em 1997, tínhamos praticamente 12 mil assassinatos/ano, hoje, a média é de quatro mil. Ainda é muito, mas a polícia está trabalhando para reduzir isto”.

O coronel Gambaroni, em sua explanação, disse que três pilares tornam a polícia paulista mais eficiente: os direitos humanos, a polícia comunitária e a gestão de qualidade. E, por meio da rádio patrulha, da ronda escolar, do policiamento de trânsito, da força tática, do policiamento com motos e com a aviação policial é possível prestar atendimento eficaz.  Embora satisfeito com os resultados, o coronel acredita que as melhorias devem ser constantes.

“Há muito o que se fazer, mas o sistema de segurança envolve a polícia, o cidadão e todos os órgãos governamentais. Tenho certeza de que juntos vamos vencer essa batalha.”

Ele solicitou aos deputados que tragam para a Câmara os modelos da polícia paulista para aplicar no Brasil. “Não somos uma ilha, todos temos que trabalhar de maneira conjunta e as boas soluções tem que ser implantadas a nível federal e é isso que é a missão dessa Casa”, concluiu.

Ainda de acordo com os dados apresentados por Gambaroni, em 2015, a polícia militar de São Paulo atendeu 42mil chamadas/dia (disque 190), recuperou 88 mil veículos, apreendeu  12 mil armas e 22 menores envolvidos em crimes, e efetuou 110 mil prisões em flagrante.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *