Conselho de Ética homenageia Ricardo Izar

Deputado Ricardo Izar (PSD-SP) participou da homenagem a seu pai no Conselho de Ética (Foto: Heleno Rezende)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados inaugurou, nesta quarta-feira (09), o Espaço Deputado Ricardo Izar, nome atribuído à sala onde funciona o colegiado. Ricardo Izar faleceu em maio de 2008, quando exercia mandato como deputado federal e era presidente do Conselho.

Seu filho, o também deputado federal Ricardo Izar (PSD-SP), faz parte do Conselho de Ética nesta legislatura e não escondeu: “Para mim e para a minha família é motivo de orgulho participarmos dessa homenagem”, comentou. E acrescentou: “Ele fez um trabalho de 40 anos ao longo da sua vida pública, sempre com uma imagem limpa, um homem probo, sem nenhuma mancha no nome. E isso, para nós, significa orgulho”.

Ricardo Izar recordou que seu pai presidiu o Conselho de Ética justamente nos momentos da maior crise política da nossa história. “Durante o Mensalão e Sanguessuga, ele dirigiu os trabalhos de maneira séria, justa e transparente e, acima de tudo, independente”.

O deputado paulista comentou: “Infelizmente eu sempre via meu pai angustiado com a decadência de parte do Congresso Nacional. Na época, o Conselho julgava os envolvidos, ia para o plenário e lá eles eram absolvidos por causa do voto secreto”.

Acredita que um dos motivos que tirou a vida dele foi à angústia de ter que julgar os próprios pares. “Onde o seu espírito se encontra agora, deve estar muito feliz com a homenagem”. E concluiu: “A minha presença no Conselho de Ética é uma homenagem ao meu pai, uma continuidade no trabalho que ele plantou por tanto tempo”.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *