Comissão de Agricultura e Pecuária debate o traçado da Norte-Sul

Realizada nesta terça-feira (18), em Brasília, audiência pública convocada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, por meio de requerimento subscrito pelo Deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR), discutiu o traçado da Ferrovia Norte-Sul nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O trajeto que liga a cidade de Guarapuava ao Porto Paranaguá – Paraná – foi amplamente discutido na Audiência. A licitação do estudo de viabilidade para definição do traçado deste trecho será licitado pela Valec – empresa encarregada – de acordo com seu Diretor de Planejamento, Sr. Josias Sampaio Cavalcante Jr.

O deputado Eduardo Sciarra chamou atenção para a importância da construção deste novo trecho ferroviário: “Hoje, a ferrovia existente entre Curitiba e Paranaguá opera com limitações que impedem uma velocidade maior que 15 km/h e com limitada capacidade de carga”.

Segundo Sciarra, “A construção deste novo ramal reduzirá o custo do escoamento da produção agrícola e industrial, proporcionará o desenvolvimento econômico e social de toda a região e fortalecerá o Porto de Paranaguá”.

Além dos Parlamentares e do representante da Valec, estiveram presentes o Assessor Especial do Ministro da Agricultura, Sr. Francisco Sérgio Ferreira Jardim, o Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sr. José Richa Filho, o Superintendente de Armazenamento e Movimentação de Estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Sr. Rafael Borges Bueno, os Secretários de Infraestrutura dos Estados de Santa Catarina, Sr. Valdir Cobalchini e do Rio Grande do Sul, Sr. Hideraldo Caron.

Secretária de Infraestrutura do Paraná: O Secretário José Richa Filho, reafirmou a prioridade do Governo do Paraná em trabalhar a logística e a infraestrutura estadual dentro do conceito de multimodalidade. Segundo ele, “O Paraná não pode mais conviver com a ausência de planejamento e integração, e a solução ideal passa pelo investimento em conjunto de ações que permita a disponibilidade de todos os modais para nosso produtor”.

Verônica Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *