Comandante garante reforço do policiamento na Fatec, em Mogi

O comandante do 17º BPM/M Batalhão da Polícia Militar/Metropolitano, tenente-coronel PM Silvio Lúcio Franco Massaro determinará a intensificação do policiamento nas imediações da Fatec – Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, localizada no Bairro do Mogilar. A garantia foi dada, nesta sexta-feira (31/08/2012), ao deputado federal Junji Abe (PSD-SP), que pediu providências para o crescente número de roubos, furtos e atos de vandalismo registrados na área. “Alunos, professores e funcionários da instituição, assim como os moradores e pedestres que circulam pelo local vivem com medo, à mercê dos criminosos”, relatou o parlamentar.

Sensível aos relatos de Junji, o comandante assegurou que acionará a patrulha móvel da Polícia Militar para redobrar a vigilância na área, especialmente nos horários de maior incidência de crimes. O diretor da Fatec Mogi, Fernando Juabre Muçouçah, disse que o período das 19 às 23 horas registra a maior deficiência de fiscalização, por corresponder à entrada, permanência e saída dos alunos da faculdade.

A Fatec Mogi fica num local de movimentação comercial seminula no período noturno, o que favorece a ação dos marginais, como evidenciou Junji. Acompanhado do coordenador Operacional, sargento PM João Henrique, Massaro determinou que a patrulha móvel reforce as rondas noturnas no trecho que compreende a Rua Carlos Barattino e as avenidas Carlos Ferreira Lopes, Cívica e Yoshiteru Onishi.

Trata-se, segundo o deputado, da região do Bairro visada pelos criminosos que costumam assaltar pedestres, arrombar e furtar veículos, além de vandalizar carros e equipamentos públicos. “Compreendemos a grandeza de Mogi das Cruzes e a dificuldade de tratar da segurança pública em uma grande metrópole. Contudo, pedimos atenção da Polícia Militar para tentar inibir as ocorrências”, frisou o diretor da Fatec.

Demonstrando conhecimento das ações defendidas por Junji para combater a violência, o comandante elogiou o parlamentar. Na opinião de Massaro, o deputado tem uma visão ampla dos fatores que regem a segurança pública, mantendo firme a postura de cobrar programas preventivos e medidas para reduzir as desigualdades sociais. “Sabemos dos esforços da Polícia, apesar das deficiências estruturais, do efetivo limitado e da baixa remuneração”, confirmou o parlamentar, ferrenho defensor de políticas públicas dirigidas à prevenção da criminalidade, como meio de reduzir a necessidade do policiamento repressivo.

Ação paralela

Além de designar patrulha móvel da Polícia Militar para intensificar o policiamento no Mogilar, o comandante do 17º Batalhão da PM, tenente-coronel Silvio Lúcio Franco Massaro, sugeriu que a direção da Fatec Mogi das Cruzes desenvolvesse um trabalho conjunto com a associação de moradores do Bairro.

De acordo com o deputado federal Junji Abe, a recomendação é que as instituições realizem o cadastramento de guardadores de carros. “As pessoas credenciadas para atuar na vigilância poderiam ser recompensadas com cestas básicas ou gratificação financeira”, pontuou ele, esclarecendo que o trabalho contribuiria para inibir crimes envolvendo veículos, além de facilitar o acionamento da Polícia.  Afinal, lembrou, os bandidos procuram agir em locais desprovidos de qualquer fiscalização.

A ideia foi bem recebida pelo diretor da Fatec, Fernando Juabre Muçouçah, assim como pelo Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Bruno Marques Panccioni, e pela comissão de alunos presente à reunião, formada por Fábio Pasin Fernandes, Mário Catoni Prates Neto e Noriaki Ouchi.

Atualmente, assinalou Junji, a Fatec Mogi oferece três cursos gratuitos de graduação tecnológica, frequentados por cerca de 800 alunos. A instituição funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 23 horas; e aos sábados, das 8 às 18 horas. Ativo participante das redes sociais na internet, o deputado contou que foi acionado, via Twitter (http://twitter.com/JunjiAbe) – onde está inscrito como @junjiabe –, pelo estudante Isaías Augusto para cobrar providências da Polícia Militar.

Mel Tominaga
Assessora de imprensa do dep. Junji Abe 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *