Charles Fernandes cobra reativação do Minha Casa Minha Vida

Durante discurso no plenário da Câmara na quinta-feira (4), o deputado Charles Fernandes (BA) cobrou do Poder Executivo, a reativação do programa de financiamento habitacional, Minha Casa Minha Vida (MCMV). “Enquanto esse programa estava em sua plenitude, foram milhões de empregos gerados na Bahia e no Brasil”, enfatizou.

O programa lançado em 2009 através de da Lei 11.977, completa 10 anos em vigor. Mas ao longo dos últimos meses uma série de reclamações foram registradas, a maioria delas sobre paralisação de obras e dívidas nos repasses dos valores dos contratos para as construtoras.

Deputado Federal Charles Fernandes (BA). Foto: Cláudio Araújo

“Esse programa traz dignidade para as famílias que ganham um salário mínimo e que jamais teriam condições de ter uma moradia própria. Eu ainda tenho esperança de reativação do programa, mesmo com todos os problemas que o governo vem enfrentando no início de trabalho”, discursou Charles Fernandes.

De acordo com um levantamento divulgado pela Globo News e realizado através da lei de acesso à informação, somente em 2018, 36.756 unidades do programa estavam paralisadas no Brasil. Hoje, o país enfrenta um déficit habitacional de 6 milhões de unidades. A maior demanda, 40%, está concentrada no Sudeste, seguida por Nordeste (31%), Sul (11%), Norte (10%) E Centro-Oeste (8%).

“Na minha cidade de Guanambi, na Bahia, tínhamos um déficit habitacional, que foi quase totalmente superado, mas em todo país ainda existe quase cinco milhões de déficit moradias. Vemos milhões de invasões e construções de barrados em todas as grandes cidades, precisamos dar oportunidade dos pais de família de criar os seus filhos em lugar apropriado e decente. Peço ao governo que pense com carinho neste importante programa”, finalizou.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *