César Halum quer liberação do medicamento veterinário genérico

Deputado César Halum - PSD/TO (Foto: Helena Rezende)

A Câmara pode votar ainda esta semana o Projeto de Lei 1089/2003, que prevê o uso do medicamento veterinário genérico. O deputado César Halum (PSD-TO) desarquivou a proposta, por entender que ela é benéfica para o segmento.

O parlamentar tocantinense justificou o Projeto da seguinte forma: “Ele reduz o preço do medicamento veterinário. Este é o primeiro ponto. Segundo, o Brasil tem 196 milhões de habitantes e só de bovinos são 205 milhões. Logo, a população animal é 30 vezes maior que a população humana”.

Por esse motivo, ainda segundo César Halum, “não se justifica o preço do medicamento veterinário ter o dobro do preço do medicamento humano”. No seu entendimento, é preciso quebrar essas patentes e trabalhar com o genérico.

O deputado considera que este projeto é de suma importância para o País. Atualmente o Brasil é o maior exportador de carne do mundo, principalmente as carnes bovina, suína e de aves. “Com o uso dos medicamentos genéricos, o custo com os remédios veterinários poderá baixar em até 45%”.

César Halum disse ainda: “O medicamento genérico foi liberado para o consumo humano, por sinal, com muito sucesso. Por que não podemos fazer isso com os medicamentos de uso veterinário?”.

Como o Projeto já foi analisado e votado por todas as comissões da Casa, a próxima etapa a ser vencida é a votação em plenário. E o deputado acredita: “Acho que ele será aprovado por unanimidade”.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_cesar_halum_med_vet_generico.mp3]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *