César Halum defende redução de impostos sobre produtos com material reciclável

O deputado César Halum (PSD-TO) cobrou do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, uma resposta à sua sugestão apresentada ainda em 2011, sobre a possibilidade de reduzir os impostos sobre a produção e comercialização de produtos que utilizem materiais recicláveis como matéria-prima.

César Halum não concorda que, no Brasil, um produto reciclado custe ao consumidor um preço maior do que o produto original. Ele diz que sua iniciativa tem o objetivo “dar praticidade ao discurso de desenvolvimento sustentável”.

“Nós temos que reduzir a essa carga tributária para estimular a reciclagem. Aí o Brasil pode falar em desenvolvimento sustentável e em utilização melhor dos seus serviços ambientais”, declarou.

Halum alerta ainda sobre o tempo de decomposição natural de alguns materiais como o plástico que leva 450 anos, ou o vidro, cinco mil anos, a lata, 100 anos e o alumínio, de 200 a 500 anos. “Nós precisamos resolver o problema do lixo; 70% do lixo que nós escondemos debaixo de buracos, na beira das rodovias brasileiras poderiam ser reciclados e isso geraria emprego, renda. Além do mais, melhoraria a utilização dos nossos aterros sanitários aumentando a sua vida útil”.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_cesar_halum_reducao_impostos_materiais_reciclaveis.mp3]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *