Carlos Souza quer realizar mesa redonda na AL para discutir implantação do Linhão nos municípios do AM

O deputado federal Carlos Souza (PSD-AM) encaminhou um requerimento à Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados pleiteando a realização de Mesa Redonda na Assembleia Legislativa do Amazonas para discutir sobre a distribuição de energia pelo Linhão de Tucuruí/Manaus. O parlamentar pretende unir forças para implantar subestações rebaixadoras de potência nos municípios amazonenses por onde o Linhão passar.

“Eu sobrevoei a região que está sendo implantado o Linhão e constatei que as obras estão muito avançadas. Porém, obtive informações que ele só vai passar por cima dos nove municípios de Manaus, não trazendo nenhum benefício aos amazonenses, que tanto necessitam de energia de qualidade”, ressaltou.

Para compor a mesa redonda sugerida por Souza, foram convidados os prefeitos de todos os municípios relacionados com o Linhão. Nhamundá, Parintins, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Silves, Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Manaus. Também foram convidados, o Diretor-Presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araújo, o Diretor-Presidente da Eletrobrás Amazonas Energia, Marcos Aurélio Madureira, o Presidente do FERCOMÉRCIO, José Roberto Tadros, o Presidente da Associação Comercial do Amazonas, Gaitano Laertes, o Presidente da AMM, Jair Aguiar Souto e o deputado estadual Sinésio Campos.

“Eu já fiz contato com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, temos que lutar com todas as armas para que nosso estado seja contemplado com o Linhão. Isso é um desrespeito com os amazonenses”, frisou.

Segundo o parlamentar amazonense, ele obteve informações de que o Linhão só terá subestações de transmissão em três municípios, Oriximiná, Silves e Manaus. A extensão total é de 557 km, sendo 333 km de Oriximiná – Silves que terá 595 torres, e 224 km de Silves até Manaus com 442 torres. A precisão de entrega do Linhão é para novembro de 2012.

Mirelly Maria
Assessora de imprensa do dep. Carlos Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *