Carlos Souza quer que governo financie casas flutuantes para as populações ribeirinhas do Amazonas

Deputado Carlos Souza - PSD/AM (Foto: Heleno Rezende)

O deputado federal Carlos Souza (PSD-AM) sugeriu ao Governo Federal um financiamento diferenciado para a construção da casa própria em toda a região da Amazônia. O objetivo é beneficiar os pequenos agricultores, produtores e ribeirinhos, atingidos pelas inundações, permitindo que sejam construídas “flutuantes ecologicamente corretos”.

Em plenário, nesta quinta-feira (17), o parlamentar justificou: “Assim, quando chegar a época da cheia, que é sazonal e ocorre todos os anos — ninguém sabe se vai ser a maior cheia do século —, os ribeirinhos não perderão o seu pequeno imóvel, a palafita em que moram”.

E foi além: “Temos, sim, de construir essas moradias flutuantes. Chega de financiamentos perdidos. O Governo não tem mesmo como cobrar dos ribeirinhos, porque as águas subirão quando chegar a enchente e só descerão com a seca. Só dessa forma evitaremos prejuízos que atingem diretamente as 72 mil famílias, hoje desabrigadas no Amazonas”, discursou.

Ainda segundo o parlamentar amazonense, “infelizmente, hoje, no Amazonas, atingimos a maior cheia dos últimos 100 anos da história da região, da enchente e da vazante. Vários rios do nosso Estado subiram 29 metros e 78 centímetros, quase chegando aos 30 metros de altura”.

Disse ainda que é redundante falar dos prejuízos e do sofrimento que o povo do Amazonas, especialmente de Manaus, vem passando. Destacou o esforço do governador Omar Aziz, que tem visitado os municípios atingidos pelas enchentes e constatado o sofrimento das populações.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *