Câmara aprova projeto de Trad que cria sessões especiais para autistas nos cinemas

O Plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto (PL 10119/18) que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O deputado Fábio Trad (MS) milita em favor das pessoas com deficiência e propôs uma medida que obriga todas as salas de cinema do país reservarem um dia no mês para oferecer sessões adaptadas às pessoas diagnosticadas com transtorno de espectro autista (TEA).

Parlamentares  entenderam que os dois assuntos são correlatos, e por isso, a proposta do deputado Trad virou emenda ao texto do Pl 10119/18. “Fiquei muito feliz com a aprovação dessa emenda. É um dia histórico não só para todas as pessoas com transtorno de espectro autista e seus familiares, mas para o Brasil. Um dia de mais inclusão”, disse Trad.

Deputado federal Fábio Trad (MS). Foto: Cláudio Araújo.

O parlamentar destaca que nas sessões adaptadas não haverá publicidade nos filmes e as salas de cinema não devem ficar totalmente escuras e com volume de som alto, o que gera um ambiente mais confortável aos autistas. A matéria segue agora para análise do Senado Federal e, se aprovada, vai à sanção presidencial.

Renan Bortoletto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *