Brasil sediará pela primeira vez competição mundial de educação profissional

Deputado Thiago Peixoto (GO) - Foto: Cláudio Araújo

O Brasil será anfitrião de uma das maiores competições mundiais de educação profissional, a WorldSkills Competition. A 43ª edição acontecerá em agosto de 2015 em São Paulo e a importância da realização do evento foi discutida, nesta quarta-feira (26), em audiência pública realizada pelas comissões de Ciência e Tecnologia e Educação.

O deputado Thiago Peixoto (GO) afirmou que eventos dessa envergadura ajudam a dar aos alunos, especialmente do ensino médio, perspectivas de futuro no mercado de trabalho. “A visão que quase todos têm, hoje, é de que depois do ensino médio só tem a universidade. Isso não é verdade. Há outras possibilidades como a educação profissional. O aluno se aperfeiçoa em alguma área e a partir daí, com esse foco, vai para o mercado de trabalho. Nem sempre, no entanto, a escola consegue transmitir esse cenário de forma clara e esse evento vai permitir essa visibilidade.”

O deputado Eliene Lima (MT) compartilhou a opinião de Peixoto. Segundo o parlamentar, é preciso fazer com que mais pessoas despertem o interesse pela qualificação profissional. “Tivemos um crescimento impressionante de escolas técnicas nos últimos anos. Saímos de 140 para 600 unidades, mas isso ainda é pouco perto do que o país necessita em termos de mão de obra qualificada. Essa competição vai trazer ao conhecimento das pessoas a importância de se ter uma qualificação.”

A Worldskills será realizada em São Paulo e será organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São esperados aproximadamente 1,2 mil alunos-competidores de mais de 50 países.

Jaque Bassetto

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *