Bertaiolli participa de lançamento do programa de combate ao suicídio

O deputado federal Marco Bertaiolli participou na tarde desta segunda-feira (13/05) do lançamento do programa que estabelece a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A apresentação ocorreu em Suzano, já que o município viveu um dos piores momentos da história, com a chacina da Escola Estadual Raul Brasil, há dois meses.

Deputado Marco Bertaiolli (SP). Foto: divulgação

“É preciso amparar e orientar os adolescentes, dar estrutura a estas famílias, construir uma rede de atendimento e acolhimento psicológico”, destaca o deputado, acrescentando que os números de suicídios se tornaram assustadores. A última estatística oficial aponta que de 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência do suicídio — em 2016, a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes. “Isso dá uma média de um suicídio a cada 46 minutos no Brasil, fora aqueles que não são registrados oficialmente”, destacou.

Aliás, a oficialização destes dados e o encaminhamento de políticas públicas são os motes que sustentam o programa lançado pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. “O projeto prevê a notificação compulsória por parte de estabelecimentos de saúde, segurança, escolas e conselhos tutelares, apresentando assim um mapa real para que as ações possam ser direcionadas e multidisciplinares envolvendo diversos segmentos, inclusive na área da Saúde”, detalhou.

Só para se ter uma ideia, o suicídio é, hoje, a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Entre os homens nesta faixa etária, é o terceiro motivo mais comum; entre as mulheres, o oitavo. “Vem atingindo todas as idades, mas no caso dos jovens e adolescentes a situação é ainda mais preocupante porque tem a automutilação. Essa faixa de idade já é bastante complicada por uma série de mudanças no corpo, hormonal e no psicológico dos jovens, e somando a isso tudo, ainda tem a influência das redes sociais”.

O evento contou ainda com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi, do deputado estadual Estevam Galvão, da prefeita de Santa Isabel, Fabia Porto, além de vereadores de Suzano.

Assessoria de comunicação do deputado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *