Bancada do PSD se mobiliza para evitar desastres como o de Brumadinho

A tragédia ocorrida em Brumadinho (MG) já fez mais de 80 vítimas fatais. São 276 desaparecidos, até o momento. O rompimento da Barragem de Rejeitos da Vale Mineradora ocorreu no dia 25 de janeiro e os esforços em busca de sobreviventes continuam. O deputado federal reeleito, Fábio Faria, está colhendo assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar o desastre de Brumadinho.

Deputados do PSD se manifestaram nas redes sociais:

Deputado Federal Domingos Neto (CE). Foto: Cláudio Basílio

Domingos Neto (CE) no twitter: “#Luto pelo que ocorreu em #Brumadinho. É inaceitável que famílias e cidades inteiras sejam novamente destruídas pela falta de preparo e descuido com a atividade de mineração. Infelizmente, foi aprendido pouco com #Mariana. Agora, é preciso se concentrar no socorro às vítimas, atendimento às famílias e recuperação da área. Nós, parlamentares, vamos fazer nossa parte fiscalizando e buscando soluções. É fundamental que a #justiça também esteja em consonância com os anseios da sociedade e garanta a devida mediação entre empresa e famílias. #LutoPorBrumadinho #Brumadinho”

Deputado federal Stefano Aguiar (MG). Foto: Cláudio Araújo.

Stefano Aguiar (SP) no instagram: “Em 2017 relatei e aprovei na Comissão de Meio Ambiente a necessidade de um PLANO NACIONAL DE EMERGÊNCIA PARA AS BARRAGENS de todo o Brasil. A medida deve ser analisada pelo colegiado da Comissão de Minas e Energia (CME), deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para então ser encaminhada para análise e votação em plenário. Estarei atento ao projeto de Lei e pedirei urgência junto às outras comissões, para que os deputados integrantes das mesmas exijam celeridade para aprovação. #deputadostefanoaguiar #pastorstefanoaguiar #ieqminas @jairmessiasbolsonaro #camaradosdeputados @psdcamara”

Deputado federal Marx Beltrão (AL). Foto: Claudio Araújo.

Marx Beltrão (AL) no instagram: “Mais uma tragédia envolvendo uma empresa exploradora de recursos naturais. Ontem foi Mariana, hoje foi Brumadinho… E o nosso Pinheiro? Será responsabilidade da Braskem? Aguardaremos sentados e passivos por mais um “acidente” com rastro de destruição e morte? O presidente Bolsonaro já atribuiu as rachaduras em Maceió à atividade de mineração. Bem, como meu papel é trabalhar e representar a sociedade, vou mais uma vez agir em Brasília. Aguardem!”

Deputado Diego Andrade (MG) – Foto: Cláudio Araújo

Diego Andrade (MG) no facebook: “Mais uma tragédia envolvendo a Vale em Minas Gerais! Covarde a conduta desta empresa! Punição rigorosa aos responsáveis é o que defendemos em respeito a todas as vítimas em nosso estado #fim imediato da Lei Kandir envolvendo exportação de Minério.”

Deputado federal Joaquim Passarinho (PA). Foto: Cláudio Araújo.

Joaquim Passarinho (PA) no instagram: “Outra grande tragédia em Minas Gerais sensibiliza o Brasil! O rompimento da barragem em Brumadinho não se trata de um desastre natural, mas de um crime contra o meio ambiente, pessoas, comunidades e população. E como tal, precisamos assegurar que haja a devida investigação e punição! Precisamos aprender com os erros e fazer uma fiscalização séria. Que este triste acontecimento sirva de exemplo de uma vez por todas, inclusive para o nosso estado do Pará, que também possue barragens de contenção de rejeitos. Toda minha solidariedade às famílias com entes queridos mortos e desaparecidos. Que Deus possa confortá-los! #todosporbrumadinho #maisfiscalização #solidariedade #bombeiros”

Deputado Delegado Éder Mauro (PA). Foto: Claudio Araújo

Delegado Éder Mauro (PA) no twitter: “Desde o caso Mariana, temos cobrado dos órgãos competentes uma fiscalização efetiva no complexo de Barcarena, para evitar que o crime que ocorreu em Brumadinho, não se repita por aqui. Já a Hydro, só permitiu a entrada ano passado logo após o vazamento de resíduos, especificamente em fevereiro. Na época, somente a Imerys permitiu fazer a vistoria técnica. Na ocasião, fui acompanhado por técnicos da CPRM. Logo após o crime ambiental em Mariana, encaminhei ofício às empresas do complexo industrial de Barcarena para analisar a situação in loco.”

Deputado Fábio Faria (RN) – Fotos: Cláudio Araújo

Fábio Faria (RN) no facebook: “Lamentável o descaso que fez essa tragédia ocorrer. Muito triste! Que Deus possa confortar as famílias pq os danos são irreparáveis. Parabéns aos bombeiros e as pessoas que estão resgatando as vítimas.”

Deputado Fábio Mitidieri (SE) . Foto: Cláudio Araújo

Fábio Mitidieri (SE) no instagram: “Que Deus conforte todas as famílias que foram atingidas pela tragédia em Brumadinho! Nosso país está em uma grande corrente de fé por todos vocês.”

Deputado Federal Marco Bertaiolli (SP). Foto: Cláudio Araújo

Marco Bertaiolli (SP) no facebook: “Mais uma tragédia. Toda a nossa solidariedade aos moradores de Brumadinho. Que Deus os proteja, ampare e os fortaleça neste momento tão difícil. À Justiça que encontre e puna com severidade os responsáveis por mais esta tragédia em Minas Gerais.”

Deputado federal Flordelis (RJ). Foto: Claudio Araújo

Flordelis (RJ) no facebook: “Tragédia ou Crime ambiental? Revolta e Indignação! Até quando os menos favorecidos serão sempre os que pagam pela irresponsabilidade, o descaso, a GANA DO DINHEIRO!!!! DE NOVO NÉH… Não tem como pensar diferente, e se fosse num condomínio de Ricos e poderosos?! Ah, mas infelizmente foi em Mariana e agora em Brumadinho… NÃO PODEMOS NOS CALAR! Tem que haver mudanças no trabalho dessas grandes mineradoras!! Agora o que importa para o momento é a mobilização organizada para de alguma forma socorrer nossos irmãos mineiros.”

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *