Audiências públicas são aprovadas pela Câmara dos Deputados

Deputada Liliam Sá - PSD/RJ (Foto: Heleno Rezende)

Dois requerimentos, ambos de autoria da deputada Liliam Sá (PSD-RJ), foram aprovados nesta terça-feira (24/04) pela CPI destinada a apurar denúncias de turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O primeiro deles pede que sejam realizadas audiências públicas naqueles Estados que são apontados como os mais críticos, segundo indica o Mapa da Exploração Sexual Infantil, como Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso, Pará, São Paulo, Paraná, Rondônia, Acre, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Liliam Sá disse que “informações repassadas pelo Disque Direitos Humanos (módulo criança e adolescente), coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos, mostram que, de março de 2003 a março de 2011, foram recebidas 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino”.

Ainda de acordo com a deputada do Rio de Janeiro, informações do Disque 100 sinalizam que entre 2005 a 2010, foram registradas 25.175 casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes. “Entre as capitais, o ranking de cidades que mais denunciaram é liderado por Salvador, seguido pelo Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo e Natal”.

Já o segundo requerimento é um convite para uma audiência com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, e Ricardo Trade, diretor executivo de operações do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil.

O objetivo desse convite, segundo explicou a parlamentar do PSD, é que os dois falem sobre os programas de prevenção e campanhas que serão desenvolvidos durante a Copa das Confederações e do Mundial, no que se refere ao enfrentamento e o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“O Brasil receberá aproximadamente 600 mil turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo. É por esse motivo que devemos nos preparar para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Considero de vital importância ouvir o presidente da CBF, José Maria Marin e Ricardo Trade, para que eles nos informem a respeito das campanhas e programas que serão idealizados pela entidade durante esses dois grandes eventos”, justificou Liliam Sá.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *