Audiência pública discutirá hepatites virais no Brasil

Preocupado em atualizar a questão das hepatites virais no Brasil, o deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG) pediu à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara a realização de uma audiência pública – Brasil contra as Hepatites -, em data a ser marcada posteriormente.

Defensor dos milhões de portadores deste mal, o parlamentar justificou o seu pedido: “Quero ressaltar a necessidade de darmos continuidade ao debate, ouvindo profissionais que atuam na área, membros do Ministério da Saúde e de ONGs”.

Para a audiência pública, Geraldo Thadeu sugeriu a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o coordenador do Programa DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco; o coordenador do Movimento Nacional de ONGs de luta contra as hepatites, Jeová Pessin e o gastroenterologista, Hoel Sette Júnior.

Em julho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites. “Esta casa, que já foi cenário de mobilizações por campanhas de conscientização e ações pela garantia da qualidade no atendimento aos portadores da doença, pode e deve apoiar as atividades que serão realizadas em todo o país”, sinalizou.

As hepatites virais são doenças infecciosas que têm em comum o hepatotropismo viral primário e constituem um importante problema de saúde pública em todo o mundo. Cinco vírus são reconhecidos como agentes etiológicos das diferentes hepatites virais humanas: os vírus das hepatites A (VHA), B (VHB), C (VHC), D ou Delta (VHD) e E (VHE).

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *