Arolde ressalta papel do rádio e da Abert em sessão de homenagem

Deputado Arolde de Oliveira - PSD/RJ (Foto: Heleno Rezende)

Falando em nome da liderança do PSD, na sessão solene em homenagem aos 90 anos do rádio no Brasil e os 50 da Abert, na manhã desta terça-feira (19) na Câmara, o deputado Arolde de Oliveira (RJ) falou sobre a importância da radiodifusão no país.

Em sua opinião, a comunicação via rádio tornou-se um fator fundamental de integração sociocultural, política e econômica. Ainda para o parlamentar, a sessão solene foi uma justa homenagem a um setor que tem relevantes serviços prestados ao País.

Já sobre a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Arolde de Oliveira disse que, “desde a sua fundação, ela tem uma importância capital na adoção do princípio de plena liberdade de opinião e de expressão em nosso país”.

Ainda de acordo com o parlamentar do PSD, “a Abert, desde a sua criação, obteve uma grande vitória a partir da promulgação da Lei 4.217, quando o presidente da República, João Goulart, impôs inúmeros vetos e todos eles foram derrubados”, recordou.

De acordo com o Arolde, “sem dúvida foi uma ação de todos, uma batalha travada no Congresso pelo fortalecimento desta Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão”. Além de Arolde de Oliveira, o PSD foi representado por Onofre Santo Agostini (SC) e Eduardo Sciarra (PR).

Já a flexibilização da Voz do Brasil, que é transmitido obrigatoriamente pelas emissoras de rádio sempre às 19h, foi o assunto principal abordado pelo presidente da Abert, Emanuel Carneiro no seu discurso.

“Esta reivindicação tramita nesta casa há mais de 11 anos. E até aqui nada foi resolvido. O mundo mudou, o Brasil mudou, as cidades cresceram muito”, disse.

Emanuel Carneiro justifica: “A história de que tudo parava às sete horas da noite, isso não existe mais. Os tempos mudaram. Então, essa obrigatoriedade não se justifica mais”. O presidente da Abert deixou claro: “Queremos continuar prestando esse serviço. Não queremos acabar com a Voz do Brasil e, sim, flexibilizá-la para que as emissoras possam leva-la ao ar no horário mais conveniente para a sua cidade”.

Comentou ainda que as realidades do Brasil são diferentes. Hoje existem pequenas, médias e grandes cidades. Cada uma delas com a sua forma de produzir o conteúdo do rádio. “Vamos esperar que nos próximos dias a Câmara coloque esta matéria em votação”.

A sessão solene foi proposta pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). Além do presidente da entidade nacional, Emanuel Carneiro, participaram também o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão, Luís Pardo; da diretora da Secretaria de Comunicação Social da Câmara, Suely Navarro; da presidente da Associação Estadual de Rádio e TV de Tocantins, Fátima Roriz; presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Nelson Breve, deputados de todos os partidos, radialistas e proprietárias de emissoras de rádio e televisão de vários Estados.

Da Redação

Assista o vídeo:

[youtube_video id=”Ax2dR7FYLks”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *