Transparência para tributos arrecadados pela Marinha

Deputado Marcos Montes (MG) - Foto: Heleno Rezende

O Projeto de Lei 2162/11, do deputado Marcos Montes (MG), foi aprovado nessa quarta-feira (27) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara.  A proposta garante a divulgação, pelo Ministério do Trabalho, dos valores arrecadados do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante  (AFRMM).

O tributo é pago por transportadoras no descarregamento de mercadorias em portos nacionais. As alíquotas cobradas são de 25% na navegação de longo curso (entre portos brasileiros e estrangeiros); 10% na navegação de cabotagem (nacional); e  de 40% na navegação fluvial (rios) e lacustre (lagos).

Montes explicou que, atualmente, os valores arrecadados não são divulgados e que a medida segue o princípio da publicidade previsto pela Constituição.  O texto aprovado prevê que o ministério disponibilize as arrecadações pela internet, além de publicá-las no Diário Oficial da União.

“A aplicação da proposta vai garantir a validez e eficácia desse tributo tão importante. A sociedade poderá fiscalizar como está sendo destinado o dinheiro público”, destacou o parlamentar ao lembrar também, que os balanços deverão ser divulgados trimestralmente.

O deputado Onofre Santo Agostini (SC) foi o relator da medida na CCJC. Em seu parecer, favorável, o parlamentar destacou que a proposta é legítima e que a transparência vai garantir um melhor investimento dos valores arrecadados.

O projeto segue agora para a apreciação conclusiva das comissões permanentes da Câmara.

Luís Lourenço

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *