Aprovado projeto de Fábio Trad que premia ações voltadas para a saúde mental

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (26) proposta do deputado Fábio Trad (MS) que permite criar o Prêmio “Nise da Silveira” de boas práticas e inclusão em saúde mental (PRC 331/18). Serão agraciados, todos os anos, cinco personalidades que se destacarem na área.

O prêmio contemplará iniciativas em cinco categorias: prevenção ao suicídio, promoção da saúde e qualidade de vida em saúde mental; iniciativas em arte, cultura e convivência em saúde mental; iniciativas de cooperativa social, economia solidária e geração de renda em saúde mental; iniciativas de redução de danos causados por álcool, crack e outras drogas; e iniciativas de inclusão social para pessoas em situação de rua.

“Quero agradecer a todas as lideranças partidárias da casa, assim como os colegas parlamentares que, por unanimidade, chancelaram esse reconhecimento histórico à médica psiquiátrica Nise da Silveira. A instituição desse prêmio certamente incentivará a ciência e fará o reconhecimento aos cérebros privilegiados do país, pesquisadores e cientistas para que sejam estabelecidos projetos e planos de boas práticas de saúde mental”, disse o deputado Fábio Trad. O projeto segue agora para o Senado Federal.

Nise da Silveira

O prêmio homenageia Nise da Silveira, uma médica psiquiatra brasileira que desde sua formação manifestou-se de forma radicalmente contrária aos procedimentos que julgava serem agressivos para tratamento de pacientes da área de saúde mental.

Nascida em 1905, é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. Já em sua época, Nise condenava o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, lobotomia e outros tratamentos.

Assessoria de comunicação do deputado.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *