Antonio Brito comemora lançamento de linha de crédito para as Santas Casas

O deputado Antonio Brito (BA) participou, na manhã desta quinta-feira (13), do lançamento da nova linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) voltado para as entidades filantrópicas que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Deputado Antonio Brito (BA) discursa durante evento de lançamento da nova linha de crédito do BNDES. Foto: Cláudio Araújo

“Batalhamos muito no Congresso para aprovar o projeto que criava a linha de crédito diferenciada para essas entidades que hoje são fundamentais no atendimento à saúde da população brasileira. Faltava apenas a dotação orçamentária e a programação do BNDES”, comemorou o parlamentar.

Com dotação orçamentária de R$ 1 bilhão, o novo BNDES Saúde contará com dois subprogramas: um voltado à implementação de melhorias de gestão, governança e eficiência operacional e outro para implantação, ampliação e modernização das instituições.

Filantrópicas

A metade dos atendimentos e dos procedimentos de média e alta complexidade do SUS é realizada pelas filantrópicas. Em 2018, elas disponibilizaram aos pacientes da rede pública quase 129 mil leitos, o que representa 37,6% do total de leitos disponíveis no Brasil.

Atualmente, a rede hospitalar conta com 2.147 entidades filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde, atendendo em 1.308 municípios de todas as regiões do país. Em 968 municípios, a assistência hospitalar é realizada unicamente por essas unidades.

O evento aconteceu no Palácio do Planalto, na presença do presidente Bolsonaro, do ministro da Economia, Paulo Guedes e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Assessoria de comunicação com informações do Planalto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *